"AGORA SIM É A ARBITRAGEM" - LÍBANO MONTESANTI CALIL ATALLAH


“AGORA SIM É A ARBITRAGEM”

Agora sim, vejam bem senhores advogados, mas com a OAB, pois o Dr. Ophir declarou em seu discurso, “NÓS SOMOS OS APÓSTOLOS DO NOVO MOMENTO”, então a arbitragem é coisa séria!
A Lei 9307/96 é perfeita, não é para ser discriminada, nem junto com ela os seus MESTRES: os Juízes Arbitrais.
Aos olhos da sociedade todos são bem vindos, desde que a operem com a integridade de seus princípios: a Autonomia da Vontade, Boa Fé, Contraditório, Ampla Defesa, Igualdade das Partes, Imparcialidade, Livre Convencimento, Irrecorribilidade, Kompetenz-Kompetnez e Autonomia da Cláusula Compromissória. Estes são do conhecimento de todos, óbvios e não podem causar nenhuma apreensão, engano ou transtorno a não ser a aqueles de intenção dúbia. Acreditem, são basilares para uma sociedade justa e equilibrada.
Os advogados sabem da necessidade de confiarem aos Árbitros soluções de conflitos, que dentro da Justiça Estatal, estariam legados a processos com conclusão lenta e cara. Sem a praticidade desejada. Haja entulho jurídico e espaço, sem falarmos de tempo!
Não afirmamos que devemos abominar conflitos, mas sim torná-los céleres e que terminem em com acordo justo e mutuo colaborativo.
Historicamente já é usado há séculos, desde a Idade Média, portanto não é nenhuma novidade. No Brasil ainda não faz parte de nossa cultura, mas se recorrermos ao Código de Hammurabi nós entenderemos que seu escopo é implantar justiça para todas as pessoas, sem autoritarismo, onipotência, discriminação e totalmente democrática. O Juiz Arbitral não decide de acordo com suas influencias, cultura ou formação familiar. Decide com base em regras que foram acordadas na Convenção Arbitral ou simplesmente formuladas e decididas pelas partes conflitantes.
Lembram-se das legis acciones do Direito Romano?
Então porque tanta indignação e reação diante de tanta virtude?
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, não se mancomunou com as solicitações egoístas, pleiteando lei para impor seus associados nas audiências arbitrais e ainda discursou através da fala de seu ilustre presidente a favor da Lei 9307/96.
Eu, em nome de todos os Juízes Arbitrais, convido os ilustres advogados brasileiros a atuarem juntos conosco buscando a criação de uma Nova Era Jurídica para o Brasil.

Professor Líbano Montesanti Calil Atallah
Árbitro - Juiz Arbitral
WWW.ARTPONTO.ORG  




ENTRE EM CONTATO CONOSCO
artponto.org@terra.com.br